domingo, 13 de março de 2016

A Sereia | Livro


     Finalmente a primeira resenha de livro do blog que venho depois de muitos meses longe. Terminei não faz muito tempo então tentarei ser breve e não passar spoilers. Já comento que adorei o jeito que a Kiera Cass abordou essa mitologia. Então vamos conversar.



   Nome: A Sereia
   Escritora: Kiera Cass
   Editora: Seguinte


Sinopse:  Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.



Minha opinião:
   A história história segue no ponto de vista da Kahlen, uma garota do século XX que um dia estava em um cruzeiro com a família até que eles ouvem uma voz e todos ficam enfeitiçados e aos poucos as pessoas começam a se jogar no mar em busca da fonte de tamanha beleza. Enquanto se afogava ela recebe uma proposta da Água que na história é um ser vivo para continuar vivo e servi-lá pelos próximos cem anos. Desesperada Kahlen aceita sem realmente pensar no impacto que tudo isso teria em sua vida.
    Tudo começa já 80 anos depois dela ter virado seria e os primeiros capítulos é falando de como odeia ter que alimentar a Água cantando e atraindo pessoas para morte. Na verdade o livro todo é ela reclamando sobre sua vida e se fazendo de coitadinha. Céus, como eu odiei essa protagonista! Sabe aquela pessoa que reclama, reclama, reclama mas não faz nada pra mudar a sua vida, então é ela. 
     O enredo é bem original e gostei muito como a autora explorou essa mitologia e como personificou a água como um ser vivo que fala. Em muitas partes eu realmente a via como a mãe das sereias e mesmo com toda aquela atitude malvada era notável o amor que tinha por suas crias, principalmente pela prota. Detestei como em muitas partes as sereias não gostavam dela ou a culpavam por seus infortúnios. Mas como gostei bastante da parte mitológica não posso dizer o mesmo do romance. Para mim foi muito sem nexo e sem profundidade, uma hora se conheceram e mal trocaram dez palavras - por que ela não podia falar - já estavam apaixonados! Era praticamente monólogos de Akinli o tempo todo e a Kahlen só acenando ou discordando com a cabeça. Ai depois já estavam totalmente apaixonados e ela começou a pirar com medo da Água descobrir. A Kahlen sofreu? Sim, ela deixou claro isso mas Hades! Não precisava repetir tanto isso viu? E o jeito que tratou suas irmãs sereias foi ridículo! E também quero anotar um ponto positivo do livro! As irmãs dela foram demais! Que sereias mais legais viu? Elizabeth, Maika e Padma brilharam para mim e eu queria um desenvolvimento melhor nessas personagens que tinha muito mais potencial que a protagonitas.
        Já o final foi algo bem previsível. Sendo sincera, o livro todo foi, mas o final no meio da história mais ou menos você já conseguiria imaginar como iria terminar. Não foi bem o que eu queria que terminasse mas vendo outros finais poderia ser bem pior. 
     Enfim, A Sereia é um livro leve sem desdobramentos que nos fazem morrer de curiosidade. Indico para quem não espera muito se não pode se decepcionar mas tirando os pontos negativos que eu acabei citando no meio da minha opinião foi um livro que eu gostei de ler e seremos sinceros, a capa é linda! Mas tenho que admitir não foi o melhor livro da Kiera Cass, mas vamos relevar por que foi o primeiro né! 


    Espero que tenham gostado e logo logo volto com a resenha de "Oh My Venus".
    Beijinhos e até o próximo.

Um comentário: